sábado, 25 de setembro de 2010

Minha origem - Samurai



 Não há guerreiro mais emblemático no cenário oriental (quiçá no mundial) que o Samurai.
O nome "samurai" significa, em japonês, "aquele que serve". Portanto, sua maior função era servir, com total lealdade e empenho, o Imperador.
     Sem dúvida, os samurais levavam uma vida nobre e violenta baseada nos preceitos da honra, lealdade e integridade pessoal. Isso se refletia nos serviços que prontamente realizavam para seus senhores feudais. A prática marcial era a base da vida do samurai, os guerreiros profissionais se dedicavam para alcançar a perfeição, uma vez que apenas seriam reconhecidos os que sobrevivessem.
     No entanto, mesmo que seu trabalho fosse algo deveras difícil e demandador de coragem, havia um inegável desejo por destaque, de modo que a maioria fazia o que fazia em busca de benefício próprio. Como todo ser humano, eles queriam que seu trabalho e esforço fossem lembrados um dia. Por isso que o legado familiar era preservado por tantas gerações e por isso que os generais que alcançavam seu lugar ao sol logo tinham templos e estátuas construídos em sua homenagem, para que a posteridade os reverenciasse.

Estátua de Kusunoki em frente ao Palácio Imperial - Tokyo.

     Isso leva a um dos aspectos mais controversos da vida desses guerreiros, que é, sem dúvida, o Seppuku. Seppuku é o suicídio ritualístico dos samurai, se efetuava o hara-kiri (corte abdominal) *, onde o guerreiro deveria suportar a dor com bravura, dependendo do caso, poderia haver um kaishakunin, ou seja, um assistente que, depois do hara-kiri, cortaria a cabeça do guerreiro para que o mesmo não se desonrasse com a dor. Esse ritual era geralmente utilizado quando o guerreiro estava em grande desonra ou vergonha, o samurai escolhia o Seppuku como uma forma de recobrar sua honra.

      Houveram exemplos de grandes samurais que trazem algum sentido para nossas histórias, como Minamoto Yoritomo, que vivia pelo caminho do guerreiro e não admitia que nenhum de seus seguidores fizessem diferente, e Kusunoki Masashige, que mostrou o tamanho de sua lealdade com a morte.







     O brasão de família, ao lado, foi um presente da família imperial ao Samurai Kusunoki Masashige, por sua lealdade e bravura.  Recebeu ainda uma estátua em bronze localizada em frente ao palácio imperial, Tokyo. 
     E este é o brasão de minha família...a origem do meu tudo!




Em breve, postarei detalhes de armaduras destes samurais.




Fontes: Samurai: O lendário mundo dos guerreiros, por Stephen Turnbull; Classical   Bujutsu, por Donn F. Draeger; Samurai Commanders, por Stephen Turnbull; Early Samurai, por Anthony J. Bryant.
*Alguns confundem Seppuku e hara-kiri, o primeiro se trata do ritual em si, enquanto o segundo se refere apenas ao corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário